terça-feira, 14 de janeiro de 2025

SE É ALUNO, TEM QUE ESCREVER


Por Mirinaldo

Já imaginou o médico não saber consultar? Ou um pescador não saber usar o anzol? Pois assim é o aluno que não escreve. Um dos grandes motivos que levaram os candidatos a terem um resultado tão preocupante na redação no Enem 2024 é o fato de os alunos só produzirem redação no ensino médio, ou seja, muito tardiamente. E é verdade. Muitos professores não cobram produção textual em sala de aula. Muitos mesmo. Alguns, quando solicitam textos, fazem-no valendo poucos pontos e se prendem a correções superficiais priorizando alguns aspectos em detrimento de outros. 
Aluno está alfabetizado, então tem que escrever! Ou se alfabetiza para quê?
Vamos direto aos pontos sobre a escrita:
1. Todos os alunos, desde a alfabetização, devem escrever textos de gêneros diversos.
2. Todo professor deve cobrar produção textual em seu componente curricular.
3. Todos os professores de Língua Portuguesa devem cobrar a produção escrita em cada bimestre, ou seja, no mínimo quatro produções por ano.
4. A redação deve valer, no mínimo, cinco pontos (ao menos para os professores de LP).
5. Todo professor deve corrigir a escrita do seu aluno.
6. Todo professor deve ensinar e cobrar um gênero textual capaz de avaliar o aprendizado do seu aluno – por exemplo, a elaboração de respostas, o resumo, a dissertação expositiva, fichamento.
7. As primeiras produções, logo no início da alfabetização, podem ser feitas com lápis, mas depois devem ser escritas de caneta.
8. Vitória do Xingu dispõe de programa próprio, o Plano Municipal de Ensino, portanto, deve ser seguido.
9. Vitória do Xingu dispõe de critérios de correção e de pontuação unificados de redação, portanto, deve ser usado como parâmetro nas correções. 
Por fim, devemos mentalizar: uma das mais importantes marcas do aluno é a sua produção textual. 

Excelente aluno, excelentes textos!

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